Descubra as diferenças entre as principais técnicas de lipoaspiração; veja seu caso

Você sabia que, desde 2010, cerca de 217.481 brasileiros por ano realizam uma lipoaspiração? Segundo levantamentos do portal Metrópoles, são quase 590 cirurgias por dia no país. Isso quer dizer que, dentre todos os procedimentos estéticos, este tipo de intervenção se encontra em segundo lugar, perdendo apenas para a prótese de mama.

Nesse contexto, muitas pessoas procuram esse tipo de cirurgia, uma vez que ela proporciona resultados incríveis quando a busca pelo corpo definido é o objetivo. Assim, muitos pacientes decidem remover o excesso da gordura desta maneira.

Por conta de sua popularidade, outras técnicas com o mesmo objetivo foram surgindo e com elas muitas dúvidas sobre suas diferenças, características e resultados. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para diferenciar esses procedimentos. Confira!

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração se refere a uma cirurgia que remove gordura por meio de cânulas. Ela pode ser realizada em diversas partes do corpo onde há acúmulo de gordura localizada. Por isso, muitas pessoas com dificuldade em eliminar essa gordura buscam o procedimento.

Lipo tradicionali

A lipo tradicional foi criada pelo cirurgião Yves-Gerard Illouz, na França, em 1978. Dois anos depois chegou ao Brasil e segue há 45 anos sendo uns procedimentos estéticos mais realizados no país.

Basicamente, a técnica consiste na introdução de cânulas que chegam até o tecido adiposo onde aspiram a gordura localizada. Os pontos de introdução variam conforme a anatomia da pessoa e a técnica utilizada.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, peridural ou local. A escolha depende da quantidade de regiões que serão lipoaspiradas. Inicialmente, a técnica era feita com cânulas grossas, deixando a área irregular, com depressões.

Hoje, a técnica evoluiu e as cânulas usadas não passam de 4 milímetros de diâmetro. Com pontas finas e precisas, o procedimento não deixa grandes cicatrizes. Além disso, conforme o Conselho Federal de Medina, é necessário respeitar o volume total da retirada de gordura, isto é, até 6% do peso do paciente.

Isso quer dizer que a cirurgia não é recomendada para obesidade. Ou seja, é necessário que a pessoa esteja próxima ou no peso ideal para obter um resultado satisfatório. Em relação ao tempo do procedimento, depende da extensão e da área aspirada, mas leva, em média, 3 horas.

O pós-cirúrgico depende do porte da cirurgia. Apesar disso, é sempre necessário usar cinta modeladora por 45 dias e evitar exercícios físicos neste período. Drenagens linfáticas podem ser feitas para reduzir o inchaço e formação de fibrose.

Lipo Lad ou Lipo HD?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que Lipo Lad e Lipo HD se referem ao mesmo procedimento. A primeira carrega a sigla LAD que significa Lipoaspiração de Alta Definição, enquanto a segunda quer dizer o mesmo, só que em inglês High Definition.

Assim como a lipo tradicional, ela se refere a um procedimento que serve para remover o excesso de gordura. Em geral, esta técnica é mais utilizada na barriga, porque ela busca realçar os músculos da região.

Atualmente, muitas pessoas desejam a famosa barriga de tanquinho, aquela barriga chapada que apresenta músculos bem definidos. E, apesar de praticarem exercícios e ter uma alimentação adequada, não conseguem conquistá-la, buscando a solução neste procedimento.

A cirurgia ocorre do mesmo modo que a lipo tradicional, no entanto, as cânulas usadas são mais finas e delicadas, possibilitando um controle maior da região aspirada. Há ainda alguns cirurgiões que desenham na pele do paciente o caminho da cânula, para demonstrar o efeito desejado.

Isso quer dizer que a Lipo LAD se refere uma técnica mais moderna que a lipo tradicional, uma vez que o cirurgião, além de remover o excesso de gordura, ainda destaca a musculatura da região.

Vale lembrar que a técnica chegou no Brasil em 2015 e visa evidenciar a musculatura sem deixar um aspecto artificial. Desta forma, caiu no gosto de muitas mulheres brasileiras como as famosas Virgínia Fonseca, Gkay e Viih Tube.

Foto: (Divulgação

Qual a principal diferença entre a Lipo e a Lipo LAD?

Para ficar ainda mais claro, evidenciamos que a principal diferença entre essas cirurgias é que, enquanto a lipo é usada apenas para modelar e retirar o excesso de gordura, a lipo LAD foca em produzir um aspecto mais definido, evidenciando a musculatura.

Sendo assim, a lipo LAD é mais direcionada a pacientes com pouca gordura que deseja ter uma aparência ainda mais definida de seus músculos. Isso porque este procedimento, além de remover a gordura, possui como objetivo a alta definição da região.

Portanto, a lipo LAD se trata de uma técnica mais complexa e moderna, já que foca em definir e esculpir ainda mais a região. Deste modo, enquanto uma lipo tradicional leva em torno de 3 horas para ser feita, a lipo LAD, por se concentrar nos detalhes, é mais demorada.

Indicações para esses procedimentos:

Ambas as técnicas podem ser feitas por homens e mulheres que buscam definir o corpo. Porém, vale ressaltar que as indicações para cada tipo de procedimento diferem conforme as particularidades de cada tratamento.

Ou seja, a lipo tradicional é indicada para pessoas que possuem o peso ideal ou se encontram até 20-30% acima, desde que estejam saudáveis e sem contraindicações.

Já a lipo HD é indicada para aquelas pessoas que já são magras, treinam, possuem uma boa alimentação e desejam um visual mais sarado. Neste caso, o IMC precisa ser menor que 29%, para evitar um aspecto artificial e obter um belo resultado

Por: Amanda Fuzita

Compartilhe :

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter